• open panel

Site de monitoramento de aviões permite acompanhar voos em tempo real em todo o mundo

 

O sistema de rastreamento ADS-B, em conjunto as informações disponibilizadas pela FAA (Administração Federal de Aviação, em inglês) dos EUA, permite visualizar vôos comerciais, privados e até mesmo vôos militares, embora em minoria.

Cortesia de Flightradar24.com

Cortesia de Flightradar24.com

Acessando o site FlightRadar24, é possível ver informações precisas a respeito do vôo: através da internet, o usuário, ao clicar em um dos aviões, por exemplo, consegue ter acesso a dados como a rota do avião, seu destino e origem de partida, fotos do modelo do avião, companhia ao qual o mesmo está afiliado e, para os que possuem o Google Earth instalado em suas máquinas, conseguem até mesmo enxergar em tempo real a visão do cockpit do piloto.

O sistema de monitoramento ADS-B é atualmente equipado em 70% da frota aérea da Europa e 30% dos aviões americanos, que contam mais com as informações disponibilizadas pela FAA. A maioria das aeronaves militares, por questões de sigilo e segurança da informação, não utilizam desta tecnologia.

Ao contrário dos aviões equipados com a tecnologia ADS-B, que são mostrados na cor amarela e apresentam em tempo real a trajetória dos vôos, as aeronaves com o sistema da FAA possuem um atraso de 5 minutos com relação ao vôo em andamento, que são exibidos na cor laranja. Estima-se que ainda irá levar vários anos para que grande parte da aviação seja equipada com os transponders ADS-B, embora a aderência a este sistema venha crescendo vertiginosamente.

É possível também baixar o aplicativo do Flightradar24 para os usuários de smartphones que tenham o sistema IOS, da Apple, ou o Android, do Google, possibilitando visualizar as informações a respeito dos vôos com a mesma precisão disponibilizada no site.

Fonte: MI Marketing e Internet

 

 

Leave a Comment

*
© 2012 Agência Mídia Digital